BIODIVERSIDADE E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

A Mata Atlântica é considerada internacionalmente como uma das áreas mais prioritárias do planeta em termos de sua diversidade biológica e grau de ameaça. As florestas tropicais constituem a mais rica reserva de diversidade biológica.
As florestas úmidas desta região são caracterizadas por árvores altas, com folhas sempre-verdes e abundância de epífitas. Dentre as espécies de árvores mais características e raras, podem ser citadas: o jacarandá-da-bahia (Dalbergianigra), o pau-brasil (Caesalpiniaechinata) e o jequitibá (Carinianasp.). Estudo recente realizado por especialistas do Centro de Pesquisas do Cacau e do Jardim Botânico de Nova York encontrou aqui um recorde mundial em riqueza de espécies arbóreas, 456 espécies/ha. O Sul da Bahia é reconhecido pelos ambientalistas como uma das áreas mais importantes para a conservação da biodiversidade global.

A importância da Serra do Conduru, também conhecida como Serra Grande, foi apontada pela primeira vez em 1993, quando botânicos do Centro de Pesquisas do Cacau - CEPEC/CEPLAC e do Jardim Botânico de Nova York estudaram uma fazenda ainda bastante conservada, às margens da estrada, então vicinal, ligando as cidades de Ilhéus e Itacaré. Foram identificadas 456 espécies de árvores distintas em apenas 01 hectare.

Além deste estudo, outros biólogos estudiosos da fauna, indicaram ser esta uma das áreas prioritárias para a conservação da Mata Atlântica da Região Nordeste do Brasil, confirmando a altíssima biodiversidade e elevados níveis de endemismo de espécies, além de representar um dos mais importantes blocos de remanescentes florestais da Bahia, tão significativo quanto as regiões de Una e Marau.

A Serra do Conduru se tornou Parque Estadual, também por uma outra razão. Esta área inclui-se na “Costa do Cacau”, Zona Turística Especial que contempla principalmente os municípios de Ilhéus, Uruçuca e Itacaré. O Governo da Bahia administrando o amplo programa de turismo denominado PRODETUR - Conselho de Desenvolvimento do Turismo, nesta e em outras Zonas do Estado, considera que a maior vocação do eixo Ilhéus-Itacaré será o Ecoturismo. Os investimentos do PRODETUR incluem, principalmente a pavimentação da antiga estrada vicinal Ilhéus-Serra Grande e Serra Grande-Itacaré.